terça-feira, 16 de outubro de 2012

Horário de verão no TO é irreversível

Está decidido: neste ano o Tocantins deve aderir ao horário de verão que começa no próximo dia 21. O deputado federal César Halum (PSD) se reuniu, na tarde desta terça-feira, 16, com o secretário nacional de Energia Elétrica, Ildo Wilson Grüdtner, para tentar revogar a decisão que inclui o Tocantins na lista dos estados que devem aderir ao novo horário.

Ao
CT, Halum disse que o secretário afirmou que “não estava” nos planos do Ministério de Minas e Energia a inclusão do Tocantins no horário de verão. “O que aconteceu foi um atendimento ao pedido do governador Siqueira Campos [PSDB]”, contou.

Conforme Halum, neste ano fica irreversível a decisão porque já foi publicado o decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) e que haveria transtorno para agências aéreas, bancos e portos, que já programaram o horário de verão. Como o decreto é publicado anualmente, Halum informou que agora tentará uma articulação com a bancada federal, para que, somente em 2013 possa rentar reverter a situação. “Não é uma questão minha. Sou movido pela vontade do povo e o povo pede para que o Tocantins saia do horário de verão”, disse.


Segundo ele, em 2008 o Ministério de Minas e Energia fez um levantamento, que mostrou que o Tocantins consegue economizar apenas 1% de energia com o horário de verão. “Temos uma economia pequena”, afirmou.


O secretário Ildo Grüdtner deve publicar, nos próximos dias, uma avaliação sobre o índice da economia do Tocantins, segundo Halum. Ele ainda acrescentou que tem o apoio do governo federal para a articulação na bancada. “É quase unânime a rejeição ao horário de verão no Tocantins”, declarou o deputado.


O deputado reforçou sua declaração em nota distribuída à imprensa. Ele firmou que  buscará um "entendimento uniforme", que atenda da maioria da população.

Confira a íntegra da nota:


"Em 2008, quando o Ministério de Minas e Energia retirou o Tocantins do “Horário de Verão”, foi devido ao fato que durante os anos em que vigorava no Estado, nunca conseguimos atingir 1% de economia de energia elétrica. Não obstante, há que de se considerar os custos para a população atingida anualmente e o sofrimento a ela imposto.


Segundo o Secretário Nacional de Energia Elétrica, Dr. Ildo Wilson Grüdtner, o MME não tinha a intenção de incluir o Tocantins no “Horário de Verão”, mas atendeu uma solicitação do Governo do Estado e pôde me adiantar que é impossível suspender essa medida para o ano de 2012, pois o novo horário se inicia na próxima semana e precisaríamos de tempo para reorganizar aeroportos, portos, agências bancárias e etc.

 Ficou acertado com o Secretário, que o Ministério de Minas e Energia fará uma aferição especifica do Tocantins, sobre a economia de energia neste ano, para podermos discutir a referida ação para o ano de 2013.
Trabalharei junto à bancada federal, as instituições do Tocantins e o próprio Governo do Estado na construção de um entendimento uniforme e que atenda a grande maioria do povo tocantinense.

Vamos em frente!

Atenciosamente,

Deputado César Halum" 


                                                                                                             Fonte: http://www.portalct.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, sua participação e importante!